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Trilha do filme ‘O auto da Compadecida 2’ se situa entre as canções de amor, a fé, a pisada do baião e o samba-choro

Maria Bethânia é o destaque da seleção musical, lançada em disco e promovida com gravação inédita da ‘Canção da América’ na voz de João Gomes. C...

Trilha do filme ‘O auto da Compadecida 2’ se situa entre as canções de amor, a fé, a pisada do baião e o samba-choro
Trilha do filme ‘O auto da Compadecida 2’ se situa entre as canções de amor, a fé, a pisada do baião e o samba-choro (Foto: Reprodução)

Maria Bethânia é o destaque da seleção musical, lançada em disco e promovida com gravação inédita da ‘Canção da América’ na voz de João Gomes. Capa do álbum ‘O auto da Compadecida 2 – Trilha sonora do filme’ Divulgação ♫ OPINIÃO SOBRE DISCO Título: O auto da Compadecida 2 – Trilha sonora do filme Artistas: Vários Cotação: ★ ★ ★ 1/2 ♪ Provável próximo blockbuster do cinema brasileiro, O auto da Compadecida 2 chega aos cinemas no dia de Natal, 25 de dezembro, data em que aporta nas plataformas de áudio o álbum com a trilha sonora do filme de Flávia Lacerda e Guel Arraes estrelado pelos atores Matheus Nachtergaele e Selton Mello nos papéis de João Grilo e Chicó, respectivamente. Assinada e arranjada por João Falcão (roteirista do filme ao lado de Guel) e Ricco Viana, com a colaboração de Carlinhos Borges nos arranjos, a trilha sonora de O auto da Compadecida 2 reúne dez gravações inéditas feitas por artistas em geral nordestinos. O foco na promoção do disco é a gravação da Canção da América (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1979) na voz grave de João Gomes, jovem cantor pernambucano projetado no universo do piseiro. Por uns breves segundos, a gravação evoca no início e no fim o tom do registro original da música por Milton Nascimento. Contudo, o arranjo caminha sobretudo na pisada do baião, transitando pelo vasto território da nação musical nordestina. O próprio canto de João Gomes sugere um aboio na introdução. A propósito, Gomes canta bem, mas não alcança a emoção da canção fraterna. Esse problema de interpretação se agiganta no canto de Como vai você (Antonio Marcos e Mário Marcos, 1972) por Chico César em abordagem equivocada. Turbinado com cordas e metais, o arranjo grandioso leva o paraibano Chico – habitualmente um grande intérprete, justiça seja feita – a cantar com rapidez que dilui toda a angústia do apaixonado eu-lírico da canção apresentada ao Brasil na voz de Roberto Carlos, no álbum do Rei em 1972, em interpretação nunca superada. No quesito interpretação, ninguém supera Maria Bethânia na trilha de O auto da Compadecida 2. A artista baiana acerta com precisão o tom do canto e da letra de Fiadeira, música inédita de Juliano Holanda, compositor pernambucano que parece ter bordado os versos que perfilam a Compadecida. Na faixa, a rabeca de Beto Lemos evoca a aridez do sertão e a influência árabe na música nordestina. No filme, a gravação de Fiadeira marca a entrada em cena de Nossa Senhora, encarnada por Taís Araújo na sequência do longa-metragem de 2000 baseado na peça escrita em 1955 pelo dramaturgo paraibano Ariano Suassuna (1927 – 2014). Os cantores baianos Fatel e Ana Barroso também acertam o tom romântico do xote Deus que me segure, agora eu vou me apaixonar, música de Fatel usada no filme como tema de Clarabela (Fabiula Nascimento), personagem extraída de outra peça de Suassuna, A farsa da boa preguiça (1960). Cantora potiguar que vem se impondo na cena musical desde o lançamento do álbum Nordeste ficção (2021), Juliana Linhares figura duplamente na trilha de O auto da Compadecida 2. Com Marcelo Mimoso, Juliana canta Baião de dez milhões (João Falcão e Ricco Vianna) – tema menos sedutor no conjunto da trilha – e Presepada no forró (Sergio Campelo, Claudio Moura, João Falcão e Ricco Vianna), versão cantada do tema instrumental Presepada ((Sergio Campelo e Claudio Moura), lançado no primeiro filme. A propósito, três temas sem letra – o samba-choro Antonio do amor (João Falcão, Ricco Viana, Rafael Gomes e Bozó 7 Cordas), Danado de ruim (Ricco Viana, João Falcão e Beto Lemos) e Deus e o diabo na terra de Nossa Senhora (Ricco Viana, João Falcão, Beto Lemos e Puppi) – reiteram o requinte instrumental da trilha sonora. Desse trio instrumental, Deus e o diabo na terra de Nossa Senhora é o fonograma mais intrincado, com dissonâncias, fricções e ruídos na gravação de quase cinco minutos que embute o tema religioso Com minha mãe estarei, ouvido no canto de rezadeiras. Eficaz no disco, editado pela gravadora Biscoito Fino e encerrado com versão instrumental da Canção da América em dueto de bandolim e sanfona, a trilha sonora de O auto da Compadecida 2 tem tudo para crescer na tela e servir muito bem ao filme que estreia no Natal.

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